ABERTA A XI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Fundação de Assistência Social (FAS) e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), promoveu nesta segunda-feira (03.08), no Bloco M, UCS Teatro da Universidade de Caxias do Sul, a abertura da XI Conferência Municipal de Assistência Social. Estavam presentes a presidente da FAS, Marlês Andreazza, no ato representando o Prefeito Alceu Barbosa Velho, a presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Denise Lain, o vereador Zoraido Silva, representantes de entidades da rede socioassitencial e trabalhadores do SUAS.

A presidente do CMAS, Denise Lain, agradeceu a mobilização de todos os presentes. “Hoje é um momento de muita alegria, agradeço pela presença de todos. O número de participantes desta conferência superou nossas expectativas. Isso mostra a relevância desse encontro”, disse.

A presidente da FAS, Marlês Andreazza, saudou a todos em nome do Prefeito e ressaltou as pré-conferências que aconteceram nos territórios e que mobilizaram as comunidades. “Agradecemos também a todos os envolvidos nesse processo, a equipe dos CRAS, das Casas que fizeram um lindo trabalho nas pré-conferências. Esta atividade vai permitir que façamos um balanço de nossa política de assistência social para os próximos anos”, afirmou.

A Conferência é o foro municipal de reflexão e deliberação sobre a Política Municipal de Assistência Social, aberto a todos os segmentos da sociedade local e tem como Tema: “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”, como Lema: “Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026: O SUAS que temos e o SUAS que queremos” e como objetivo Geral: A Construção das diretrizes para o SUAS nos próximos dez anos – Plano Decenal – 2016-2026.

A Conferência irá abordar três eixos temáticos. O primeiro eixo “O enfrentamento das situações de desproteções sociais e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda nos territórios.” Já o segundo tratará sobre o Pacto Federativo e a consolidação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). O terceiro e último eixo discutirá o Fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática.

A Conferência Municipal de Assistência Social é o processo pelo qual os usuários, os trabalhadores e as entidades socioassistenciais junto com a gestão pública, conferem o estágio de implementação do SUAS e a efetivação da garantia dos direitos. A atividade continuou durante toda a terça-feira.