PREFEITURA E LEFAN IMPLANTAM PRIMEIRA RESIDÊNCIA INCLUSIVA EM CAXIAS

Local abriga seis jovens, maiores de 18 anos, com deficiência

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Fundação de Assistência Social (FAS), e a Legião Franciscana (LEFAN) inauguraram neste sábado (08/08) a Casa de Acolhimento Institucional, Residência Inclusiva Santa Clara de Assis. É a primeira na modalidade residência inclusiva da cidade. A solenidade, na Casa, localizada no bairro Desvio Rizzo, fez parte da programação da 15ª Agenda na Comunidade e contou com a presença do Prefeito Alceu Barbosa Velho e da primeira-dama Alexandra Baldisserotto, do Frei Jaime Bettega da LEFAN e demais freis capuchinhos da Associação Literária São Boaventura, da presidente Marlês Andreazza e diretores da FAS, da titular da Coordenadoria da Acessibilidade, Rosa do Carmo Fonseca, representantes dos Conselhos Municipais da Assistência Social e dos Diretos da Pessoa com Deficiência, da coordenadora da Casa, Magnólia Bazo e equipe, jovens beneficiados e vizinhos da Casa, além de lideranças comunitárias da região Rizzo.
A residência inclusiva é um serviço de acolhimento institucional, no âmbito da Proteção Social Especial de Alta Complexidade e atende até seis jovens e adultos com deficiência, acima de 18 anos, egressos das Casa de Acolhimento Institucional da FAS, em situação de dependência. O espaço conta com equipe técnica composta de coordenador, cuidadores e auxiliar de cuidadores, além de psicólogo, assistente social e terapeuta ocupacional.
O Prefeito Alceu falou do avanço na área da acessibilidade com a implantação da Coordenadoria Municipal e agora a primeira Residência Inclusiva na cidade. “Estamos cuidando das pessoas. Cuidando das crianças com o ginásio da Fermino Ferronato, principalmente de nossos idosos com a reforma da UBS, que ficou totalmente nova, e agora os jovens portadores de deficiência. Estamos no céu neste sábado”, agradeceu, informando a todos que a região Rizzo tem mais de 70 mil moradores. “É maior que Vacaria”, comparou.
Alceu ainda ressaltou a importância do investimento na área social. “Isso não tem preço. Nada é igual a ver esses jovens sendo atendidos e bem atendidos. Nada é igual a você tratar bem as pessoas”.
O Frei Jaime Bettega deu a bênção a todos os presentes e abençoou a nova Casa. Lembrou que neste sábado inicia a Semana da Família. E falou da nova parceria com a Prefeitura. “Inclusão só existe onde existe amor. Esta Casa foi chamada de Santa Clara de Assis, porque ela estava sempre junto a São Francisco. Aqui o trabalho será transparente, feito com amor como uma verdadeira família. Estamos contentes com mais esta parceria com a Prefeitura, porque juntos temos a fidelidade de aplicar no bem comum”.
A Casa de Acolhimento Institucional Santa Clara de Assis que possui 94m², com cozinha, quartos, sala, banheiros adaptados e pátio externo, é de propriedade do Município e foi adequada com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. No convênio com a LEFAN, a FAS é responsável por repassar recursos financeiros para a entidade desenvolver o serviço.