PREFEITURA INAUGURA NOVA SEDE DO CADASTRO ÚNICO

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Fundação de Assistência Social (FAS), informa que o Cadastro Único está atendendo em novo endereço, na rua Os Dezoito do Forte, 1222, Centro. A inauguração da nova sede ocorreu na manhã desta sexta-feira (12/02) pelo Vice-Prefeito Antonio Feldmann, com a presença do secretário do Planejamento, Gilberto Boschetti, da secretária da Educação, Marléa Ramos Alves, do secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Francisco Spiandorello, do presidente da Câmara de Vereadores, Edi Carlos Pereira de Souza, representantes da rede socioassistencial e diretores e servidores da FAS.

O Cadastro Único é responsável pelo cadastramento das famílias em situação de vulnerabilidade social, entendidas como aquelas com renda per capita de até meio salário mínimo ou três salários mínimos de renda familiar. Por meio deste cadastro são selecionadas as famílias para participarem de vários programas sociais, dentre os quais destacam-se o Programa Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Tarifa Social da Água, Carteira do Idoso, Isenção de Taxas em Concursos Públicos, entre outros. Para se inscrever é necessário apresentar os documentos de todos os que residem na casa. No mesmo local também funcionam o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e o Setor de Inclusão Social, responsável pela concessão dos benefícios de auxílio passagem e auxílio funeral.

O local, com 440m², é composto na parte térrea por ampla recepção, saguão de atendimento, sala de técnicos, banheiros e no mezanino, sala de coordenação, sala de reuniões, sala de atendimento, copa, pátio externo e conta com equipe composta de assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais, agentes administrativos, auxiliar de limpeza e estagiários.
A presidente da FAS, Marlês Andreazza saudou a todos e apresentou a equipe. “Estamos muito felizes por inaugurar este novo espaço. O Cadastro precisava ser descentralizado da sede administrativa. Aqui, priorizamos que os usuários sejam bem atendidos, com distribuição de senha, de forma respeitosa e confortável.  Isso é pensar bem, administrar bem. O Cadastro conta com a ajuda também das nossas secretarias da Educação e da Saúde, que mantém uma equipe conjunta com a da FAS. Convocamos a todos, nossos vereadores e líderes comunitários que nos ajudem a divulgar este serviço para as famílias que precisam, que procurem o Cadastro Único para poder participar dos programas sociais”.
O Vice-Prefeito cumprimentou pelas novas intalações do serviço, melhorando o atendimento à comunidade. ?Este local é a representação de como a administração municipal considera os servidores e usuários da rede socioassistencial. Quando se tem um espaço aconchegante, as pessoas se sentem melhor e trabalham melhor, com mais motivação. Sempre digo que não somos perfeitos, Caxias não é perfeita, mas é diferenciada. Contamos com a solidariedade de muitos parceiros e é assim que pretendemos continuar, em uma rede de solidariedade para ajudar aqueles que mais precisam”, destacou Feldmann.
O Cadastro Único atende ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h, por ordem de chegada e com senhas limitadas. O telefone para contato é 3201.7800.