PREFEITURA REPASSA CERCA DE R$ 9 MILHÕES PARA ENTIDADES DA REDE SOCIOASSISTENCIAL

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Fundação de Assistência Social (FAS), repassa cerca de R$ 9 milhões para as entidades da rede de atendimento à criança e ao adolescente do Município. A assinatura dos termos de convênios aconteceu nesta quinta-feira (25/02), no restaurante do Centro de Eventos da Festa da Uva.  Neste ano são contemplados 60 convênios com o repasse do recurso, totalizando 29 entidades beneficiadas.
A primeira-dama do Município, Alexandra Baldisserotto conduziu a cerimônia que contou com a presença da presidente da FAS, Marlês Andreazza, diretores e servidores da Fundação, presidente e integrantes dos conselhos municipais da Criança e do Adolescente (COMDICA), do Idoso e da Assistência Social e representante das entidades beneficiadas.
O presidente da Festa da Uva, Edson Nespolo, agradeceu a presença de todos e lembrou que, apesar da crise, a festa está superando as expectativas pelos novos atrativos no Parque como o jogo de basquete da NBB e as noites temáticas como a missa campal com a Noite da Família (católicos) ontem e a Celebração da Videira ? Música Gospel (evangélicos) na próxima terça-feira. ?Agregamos muita coisa legal a nossa festa?. Nespolo cumprimentou as entidades pelo trabalho solidário. ?Temos que nos curvar e homenagear sempre que faz voluntariado na área social. Vocês estão de parabéns!?.
A rainha Rafaelle Galiotto Furlan, acompanhada pelas princesas Laura Denardi Fritz e Patrícia Piccoli Zanrosso, elogiou a dedicação das entidades socioassistenciais. ?Sei bem como é esse trabalho. O retorno é de alma e de coração. Nós fizemos um pouco desse trabalho de abraçar, acolher e dar um pouco de nós. E recebemos muito mais do que a gente imagina, o carinho é indescritível?, contou Rafaelle.
O Vice-Prefeito Antonio Feldmann comparou a promoção da solidariedade com uma construção. ?Uma obra de um prédio é visível. Queria ver essas entidades cruzando os braços por uma semana. Os recursos aplicados nesta área são muito superiores à inflação e mesmo assim as entidades precisam promover eventos para se manter. Agradeço a todos vocês e peço que Deus abençoe cada dia. Que tenham muita coragem e energia para continuar salvando vidas e dando melhores condições aos mais necessitados de nossa cidade?, elogiou.
O Prefeito Alceu Barbosa Velho também agradeceu a parceria com as entidades beneficiadas. ?A FAS é quem faz tudo efetivamente, mas tem muita gente envolvida para tratar essa questão. Esse repasse é um investimento a quem nos ajuda lá na ponta e, consequentemente, a quem mais precisa. A solidariedade é muito importante na gestão pública?, afirmou, ressaltando a preocupação de sua administração em ?cuidar das pessoas?.
O valor, repassado por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS), do Fundo Municipal da Idoso (FUMDI) e do orçamento da FAS, será utillizado em serviços de proteção social média complexidade, implementação de serviço de convivência e fortalecimento de vínculos em turno inverso, apoio e acompanhamento às famílias, implementação e fortalecimento de cursos de aprendizagem profissional, implementação e fortalecimento das ações voltadas às pessoas com deficiências, implementação e fortalecimento das ações protetivas em abrigos e guarda subsidiada, prevenção e recuperação ao uso de drogas e trabalho em rede e parcerias.

Confira os valores a serem repassados por Fundo:
FMAS – R$ 1.075.513,81 para 13 convênios
FMDCA – R$ 3.173.122,25 para 32 convênios
FUMDI – R$ 1.112.644,07 para 06 convênios
Orçamento FAS – R$ 3. 592.354,04 para 13 convênios

Entidades beneficiadas: AESC ? Associação Educacional São Carlos, A/RAMPA, ACCAN ? Associação Caxiense de Canoagem, APADEV, APAE, Associação Caritativo Literária São José, Associação Criança Feliz, Associação Helen Keller, Associação Literária São Boa Ventura – LEFAN, Associação Mão Amiga, Associação Murialdinas de São José, Associação SOS Vida, Casa Anjos Voluntários, Casa de Apoio Celeiro de Cristo, Centro Assistencial e de Promoção Social Joana D?Arc, Centro Assistencial Portla da Luz, Centro Assistencial Voluntários Sem Fronteiras, Centro cultural espírita Jardelino Ramos, ENCA ? Entidade de Assistência à Criança e ao Adolescente, ILEM ? Centro de Atenção à Criança Murialdo Santa Fé, ILEM ? Centro Institucional de Desenvolvimento Rural – IDER, ILEM ? Centro Técnico Social, INAV, Instituto Elisabetha Randon, Instituto Filhos, Lar da Velhice São Francisco de Assis, Pastoral de Apoio ao Toxicômano – PATNA, Rim Viver, SCAN ? Associação Caxiense de Atenção ao Idoso, Sociedade Educação e Caridade.