Aberta a 9ª Mostra Literária da Rede Recria

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Fundação de Assistência Social (FAS), com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Associação Criança Feliz, promoveu na noite desta segunda-feira (21/03) a palestra de abertura da 9ª Mostra Literária da Rede Recria, no Teatro Municipal Pedro Parenti, na Casa da Cultura. Estavam presentes a presidente da FAS, Marlês Andreazza, no ato representando o Prefeito Alceu Barbosa Velho, a secretária da Cultura, Rúbia Frizzo, a coordenadora da Rede RECRIA e diretora de Proteção Social Especial da FAS, Inez Soso, representantes de entidades da rede socioassistencial de Caxias do Sul, educadores sociais da rede, oficineiros e comunidade em geral.
A diretora da FAS e coordenadora da RECRIA, Inez Soso, agradeceu a presença de todos e em especial, as entidades parceiras e os oficineiros. “Agradecemos a todos que estão envolvidos neste projeto, das entidades aos educadores sociais, porque as coisas só acontecem quando trabalhamos juntos. Nós, enquanto poder público, precisamos oferecer oportunidades para formar, sim, novos escritores entre nossas crianças e adolescentes e é isso o que pretendemos fazer por meio da Mostra Literária”, ressalta.
A presidente da FAS, Marlês Andreazza, saudou a todos e estendeu o abraço do Prefeito. “Estou aqui representando nosso Prefeito, que me incumbiu de parabenizar a todos os envolvidos por este belo trabalho. A palavra e a leitura têm o dom de transformar as mentes, de buscar coisas novas, novos horizontes. Com a mente transformada, a gente se respeita, respeita os outros e faz da nossa cidade, do nosso estado e do nosso país um lugar melhor para se viver”, disse.
A palestra foi ministrada pelo escritor Tino Freitas, com o tema “A mediação da leitura como instrumento de formação do leitor na comunidade”. A atividade integra a primeira etapa da Mostra, que é desenvolvida para as crianças e adolescentes das entidades da rede socioassistencial de Caxias do Sul.
A Mostra Literária da Rede Recria de 2016 tem como tema “Ler e escrever: Da realidade à fantasia” e contempla também um Concurso Literário que possibilita a seleção e premiação dos melhores textos. Todos os textos inscritos são publicados em livro e alguns deles são reproduzidos em banners expostos na Feira do Livro de Caxias do Sul.
A realização das Mostras Literárias constitui-se numa ferramenta estratégica de inclusão social e de cidadania que tem revelado vários talentos e reafirmando ano a ano a importância dessa proposta que estimula o exercício dos direitos humanos, da cidadania, o protagonismo e autonomia de crianças, adolescentes e jovens. O resultado do trabalho desenvolvido nas entidades participantes contribuem para o fortalecimento de vínculos, aumento da autoestima e ampliação do conhecimento literário entre todos os envolvidos e que culmina com a produção textual do livro, que será lançado na próxima Feira do Livro.
Assessoria de Comunicação – FAS