PROJETO COZINHA ESCOLA FORMA MAIS 40 ALUNOS

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio Fundação de Assistência Social (FAS), e a Fundação Caxias promoveram na tarde da sexta-feira (12/08) a formatura dos 40 alunos do Projeto Cozinha Escola, no plenário da Câmara de Vereadores. Estavam presentes a presidente da FAS, Marlês Andreazza, no ato representando o Prefeito Alceu Barbosa Velho, o presidente da Fundação Caxias, Paulo Poletto, a diretora de Proteção Social Básica, Alda Lundgren, formandos, servidores dos CRAS e Cadastro Único e familiares.
As oradoras da turma, as formandas Cintia da Silva Vieira e Jonara dos Santos Deves, em discurso conjunto, agradeceram a todos os envolvidos no projeto. “Nosso agradecimento a essas pessoas especiais que só fortalecem a união fraterna. Aos colegas e professores, nossa gratidão e nossa alegria”, disseram emocionadas.
O presidente da Fundação Caxias, Paulo Poletto, parabenizou os formandos e ressaltou a importância da parceria entre entidades e o poder público. “Temos vários projetos com a Prefeitura, pela FAS, Secretaria de Segurança Pública como o Banco do Vestuário e o Banco de Alimentos. Estamos orgulhosos com o Cozinha Escola. Quando ensinamos, modificamos as pessoas para melhor, elas ficam mais alegres e seguras”, ressaltou.
A presidente da FAS, Marlês Andreazza agradeceu aos presentes em nome do Prefeito Alceu Barbosa Velho e parabenizou novamente os formandos. “Obrigada à Fundação Caxias e a todas as entidades da rede sócioassistencial. Obrigada a todos os profissionais envolvidos dos CRAS, Cadastro Único. Aos formandos, digo que nunca é tarde para aprender, todos tem muita capacidade, basta querer, se esforçar. Nós só mudamos as coisas através do saber, multipliquem isso e contem com nossas ajuda”, disse.
O projeto é desenvolvido pela Fundação Caxias, em parceria com a FAS, por meio do Cadastro Único, e teve como objetivo capacitar usuários dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), inscritos no Cadastro Único, em situação de vulnerabilidade social. O projeto ministra cursos de Auxiliar de Serviços de Restaurante e Cozinha Industrial, carga horária de 120 horas/aula, divididos em teoria (60h/a) e prática (60h/a). Esta edição formou alunos dos CRAS Centro, Sul e Norte. Em novembro do ano passado o curso formou também 40 alunos.
O Cozinha Escola visa propiciar o desenvolvimento integral do ser humano através da educação integral e profissional, além de representar uma oportunidade de crescimento pessoal, preparando para o mercado de trabalho. Desta forma prevê a participação cidadã como parte da estratégia de inclusão social, nas situações de maior vulnerabilidade social.