PREFEITO EMPOSSA CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO, GESTÃO 2016/2018

O Prefeito Alceu Barbosa Velho empossou na manhã desta quinta-feira (18/08) os membros do Conselho Municipal do Idoso para a gestão 2016/2018. A solenidade ocorreu no Salão Nobre do Centro Administrativo com a presença do Chefe de Gabinete, Paulo Dahmer, do presidente em Exercício da Fundação de Assistência Social (FAS), Carlos Heitor da Silva e demais secretários municipais, da titular da Coordenadoria do Idoso, Eleni Raquel Tsuruzono, do presidente da Comissão Permanente do Idoso do Legislativo, vereador João Carlos Virgili Costa e da presidente do Conselho Municipal dos Direitos Humanos, Mirian Nora.

O Conselho é formado por representantes da FAS e das Secretarias do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (SDETE), da Educação (SMED), da Saúde, da Cultura, da Habitação, do Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) e do Esporte e Lazer (SMEL); de prestadores de serviços ao idoso como Instituto de Ensino Superior com trabalho na área do idoso, entidades prestadoras de serviços assistenciais ao idoso e prestadoras de serviços particulares ao idoso; e dos usuários como a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Caxias do Sul e Grupos de Convivência.

O Prefeito Alceu cumprimentou a presidente Alda Ludgren, da gestão anterior e desejou sucesso à nova presidente Franciele Roso e aos membros empossados do CMD. Lembrou da sua preocupação com os idosos, tanto que em sua administração foi criada a Coordenadoria Municipal do Idoso. “Nem todas as famílias tem estrutura para cuidar de seus idosos. Precisávamos fazer alguma coisa e as estatísticas nos animam a trabalhar cada vez mais para cuidar dessas pessoas, dar a elas um tratamento diferenciado”, afirmou. Alceu também lembrou da implantação do Fundo Municipal do Idoso que já repassou a entidades recursos na ordem de R$ 4 milhões, em três anos, para o atendimento de 1,6 mil idosos. Destacou também programas como o Arte de Empreender, dando oportunidade de uma nova renda; do programa Conviver da SMEL, que atende mais de 3,4 mil pessoas em 77 grupos, inclusive no interior; além da implantação de várias Academias da Melhor Idade. “Sempre digo quando vamos inaugurar uma AMEI que prefiro ver eles lá do que nas UBSs”, reforçou a importância do esporte como prevenção a doenças.

Aos conselheiros recém empossados, Alceu desejou sucesso no trabalho. “A gestão é feita de muitas obras, de asfalto, mas o que importa é isso, o cuidado com as pessoas, com os idosos, o prêmio Prefeito Amigo da Criança. Vocês são capacitados para nos ajudarem nesse processo, pois o bem sempre vai prevalecer contra o mal”, finalizou.

O CMD tem por competência a formulação, coordenação, supervisão e avaliação da Política Municipal do Idoso. Suas principais atribuições são promover ações voltadas ao atendimento das necessidades básicas do idoso, mediante a participação das famílias, da sociedade e de entidades governamentais e não governamentais; orientar e estimular a criação de incentivos e de alternativas de atendimento ao idoso, como centros de convivência, centros de cuidados diurnos, oficinas de trabalho, atendimento domiciliares e outros; promover simpósios, seminários, campanhas e encontros específicos; e encaminhar projetos e programas específicos para atendimento ao idoso nas áreas de saúde, assistência social, educação, cultura, lazer, esportiva e judicial.

Cabe também ao Conselho, apreciar e aprovar os projetos de entidades para serem financiados pelo Fundo Municipal do Idoso, criado através da Lei 7.346, de 11 de outubro de 2011. O FUMDI  é o instrumento legal pelo qual a Prefeitura de Caxias do Sul destina parte dos recursos captados para as entidades de atendimento ao idoso em situação de vulnerabilidade, nas áreas de Proteção, Prevenção, Recuperação e Lazer.