INAUGURADO O CENTRO DE CONVIVÊNCIA PAZ E BEM

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Fundação de Assistência Social e a Legião Franciscana de Assistência aos Necessitados (LEFAN) inauguraram na tarde desta quinta-feira (18.08), o Centro de Convivência Paz e Bem, que oferecerá serviço de assistência social para 30 idosos na modalidade de Centro Dia. O espaço, localizado rua Flávio Chaves, no bairro Aeroporto, abrigava o antigo Mercado Castilhos.

O Frei Cleonir Paulo Dalbosco, presidente da Associação Literária São Boaventura, destacou que o Centro foi realizado por muitas mãos e corações. “Mais um projeto em parceria com o Poder Público, com a participação de muitos voluntários, que vai acolher com muito amor e carinho idosos. Fazer o bem faz a diferença”, disse.

Da mesma forma, agradeceu o Frei Jaime Bettega, coordenador geral da LEFAN. “Lembro quando assinamos aqui a cedência deste espaço, rodeados de lixo, abandono. Essa construção agora tem vida, amor e respeito àqueles que por muitos anos trabalharam e agora precisam de nossa atenção. É uma obra afetivamente significante, feita com a participação de muitos braços da LEFAN. Agradeço a cada um dos voluntários que mais uma vez se solidarizaram e deixaram um pedacinho do seu coração aqui”, destacou.

Rosana Menegotto falou em nome dos voluntários, que de alguma forma atuaram na construção do Centro Paz e Bem. “Voluntários são reais, sim. E a gente aprende com o trabalho. Salva a alma, mas não só a nossa alma, salva a alma de todos que aqui terão um atendimento digno, com amor”, afirmou.

O presidente da Fundação de Assistência Social em Exercício, Carlos Heitor da Silva cumprimentou a equipe de trabalho da nova casa, desejando vida longa ao projeto.

O Prefeito Alceu também relembrou do ato do repasse do local à LEFAN. Elogiou o trabalho solidário de muitas pessoas envolvidas, seja no trabalho de pintura do prédio, seja na doação de materiais, equipamentos. “Enquanto existir bem feitores, esse bando de gente solidária, amiga, vamos continuar a caminhada. Somos desafiados a desistir todos os dias, como ocorreu no dia do repasse deste local. Além disso, tem muitos que falam bobagem, não sabem o que acontecem nos bairros de nossa cidade. Então preciso agradecer, como Poder Público, à LEFAN e seus voluntários. Sozinho, não somos capazes de fazer tudo”, disse, relatando todos os projetos em parceria com os Freis Capuchinhos como a Residência Inclusiva Santa Clara, o Programa Mundo do Trabalho, o Centro de Convivência Capuchinhos e o Tia Oli, a Casa de Acolhida São Francisco, a Associação Mão Amiga. E concluiu, emocionado, solicitando que a comunidade da região ajude a cuidar do novo Centro Paz e Bem. “Os prédios, o asfalto também são importantes para a cidade, entretanto investimos 54% do orçamento na assistência social, no cuidar das pessoas. Porque o bem, sempre vai vencer o mal”.  Ao novo local, a Prefeitura repassa, por meio da FAS, R$ 380 mil.

O Centro Paz e Bem é dividido em salas multifuncionais para atendimento social e psicológico aos idosos e seus familiares, atividades festivas e de aprendizagem como informática, artesanato entre outros. Além disso, junto ao prédio está o setor de saneamento da Secretaria de Municipal de Obras, descentralizando os serviços da pasta.

A adoção do nome Paz e Bem deriva de uma saudação usada pelo próprio São Francisco de Assis e levada adiante para expressar o carisma dos Freis Capuchinhos. Ao usar a expressão, Francisco mostrava aos confrades que a saudação deve ser dada a todas as pessoas que os frades encontrarem pelo caminho.

Prestigiaram também a inauguração do Centro de Convivência Paz e Bem a primeira-dama do Município, Alexandra Baldisserotto, secretários municipais, diretores da FAS, a titular da Coordenadoria do Idoso, Eleni Raquel Tsuruzono, a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Franciele Roso, a presidente do Conselho Municipal dos Diretos Humanos, Mirian Nora, o presidente da AMOB Aeroporto, Samuel Abreu, representantes da Associação dos Aposentados e Pensionistas, da Comissão do Idoso do Legislativo, do COMDICA, da FTEC, presidente da Pérola Incoporações e Construções, Sadi Sganderla, voluntários, apoiadores e patrocinadores dos projetos da LEFAN, freis capuchinhos e idosos e seus familiares.