PRESIDENTE DA FAS RECEBE TÍTULO DE CIDADÃ CAXIENSE

A presidente da Fundação de Assistência Social (FAS), Marlês Stela Sebben Andreazza, recebeu na noite da quinta-feira, em sessão solene no Plenário da Câmara de Vereadores, o título da Câmara Municipal de Caxias do Sul. A indicação para a homenagem, que reuniu, aproximadamente, 150 pessoas, foi autoria do vereador Adelino Teles, que ressaltou a contribuição de Marlês, para o desenvolvimento da cidade. “Trata-se de um justo reconhecimento, aprovado por unanimidade desta Casa”, disse.
Marlês recebeu o diploma dos vereadores Adelino e Incerti, e contou um pouco de sua trajetória, agradecendo em especial aos membros da sua família, amigos e colegas de trabalho. “Agradeço, em especial, todo o aprendizado que tive de meus pais, acredito que foi a melhor decisão deles terem nos trazido a Caxias”, conclui.
A secretária municipal de Recursos Humanos e Logística, Jaqueline Bernardi, na ocasião, representando o prefeito Alceu Barbosa Velho ressaltou a força e a coragem da homenageada. “Além de amizade, tenho na Marlês um exemplo de pessoa do bem e de militância, sempre empenhada em favor dos que mais precisam”, concluiu.

Marlês Andreazza nasceu em 28 de agosto de 1953, em Bom Jesus, sendo filha de Mário Francisco Sebben e de Júlia Cecília da Poian Sebben. Em 1955, veio para Caxias do Sul. No Colégio Madre Imilda, estudou até a 3ª série primária. Da 4ª série em diante, foi no Colégio São José, onde concluiu o Magistério e iniciou a vida no movimento estudantil, presidindo o respectivo grêmio, de 1º de abril de 1971 a 30 de junho de 1974.
De 1972 a 1975, Marlês ministrou aulas de preparação à primeira eucaristia, na Paróquia de Santa Tereza da Catedral Diocesana de Caxias do Sul. Em 20 de julho de 1973, recebeu o diploma de professora primária, expedido pela Escola Normal São José. No mesmo ano, teve início como professora do Colégio La Salle. Integrou a 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
Em 29 de dezembro de 1976, Marlês casou-se com Armando Andreazza. É mãe de Tatiane e Ana Cristina e avó de Marcelo e Izabela. Em 1988, com a professora Ângela Gomes Bortolotto, lançou o livro “Matemática de 1ª a 4ª Série”. A obra, que traz uma abordagem metodológica, teve cinco edições. Em janeiro de 1990, concluiu o curso de graduação de Licenciatura Plena em Pedagogia, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Em 2005, ingressou na Fundação de Assistência Social (FAS), para ser diretora de Promoção da Cidadania, permanecendo até 2012. Em 2 de janeiro de 2013, foi nomeada diretora-presidente da FAS, onde realizou atividades, como a implantação de 12 casas lares e o credenciamento de compra de vagas para idosos, em casas de longa permanência. Em 2014, ela obteve o Troféu Caxias Destaques, da Revista Acontece e o Prêmio Vivência Social, da Proram Eventos Sustentáveis.