Servidoras apresentam Sistema Único de Assistência Social para equipe do Caps Aquarela

Na última segunda-feira (27/06) ocorreu mais um encontro entre servidores públicos da Diretoria de Gestão do Suas (DgSuas) da FAS e Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infantojuvenil Aquarela, da Secretaria Municipal da Saúde.

Na ocasião, as servidoras apresentaram o Sistema Único de Assistência Social (Suas) para enfermeiras, psicólogas, assistentes sociais, nutricionistas, fonoaudiólogas, médicas psiquiatras, cuidadoras, técnicas de enfermagem que atuam na equipe de referência do Caps Infantojuvenil Aquarela.

O momento dá continuidade a troca e produção de conhecimento mútuo, que enfoca e valoriza a experiência dos agentes envolvidos no contexto de trabalho, iniciado no final do mês de maio, na qual as servidoras do Caps ministraram a capacitação “O itinerário da crise: refletindo, trocando experiências e aprendendo sobre situações de crise no ambiente de acolhimento” para as equipes de profissionais que trabalham em serviços acolhimento institucional de crianças e adolescentes, no âmbito da Proteção Social Especial de Alta Complexidade (PSEAC).

A demanda abordada nesta capacitação foi contemplada a partir de pesquisa de interesse aplicada pelo Nepas junto aos servidores da FAS. A ação foi articulada e organizada por meio Núcleo de Educação Permanente em Assistência Social (Nepas), com o objetivo de intensificar a interdisciplinariedade entre as políticas públicas da assistência social e saúde, promovendo a prática e construção de novos saberes, que se dá no cotidiano das instituições e questões de trabalho.

A gerente da Diretoria de Gestão do Suas (DGSuas), Ana Paula Flores, apresentou às servidoras presentes um histórico da política de assistência social na cidade, desde a criação da FAS, em 1996, até os tempos atuais a partir da aprovação da Política Nacional de Assistência Social (PNAS/2004). A assistente social Henriette Rabassa Giesel Castro, detalhou os serviços e fluxos da Proteção Social Básica (PSB) e dos programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz. “Sempre é muito produtiva uma possibilidade de interação entre servidores(as) das politicas públicas locais, como uma forma de fortalecer a tão almejada intersetorialidade. Nós temos experiências muito importantes que podemos trocar que emergem do nosso cotidiano, pois de forma geral as famílias e usuários que atendemos são os mesmos”, retrata Ana Paula.

A gerente do Caps,Heloísa Slomp Facchin, referiu a importância da aproximação entre os serviços que operacionalizam as políticas públicas no município. “Estamos atendendo cada vez mais casos complexos, o encontro foi excelente, muito esclarecedor. As técnicas da FAS, que apresentaram o Suas e a rede, foram muito didáticas, explicando acerca de cada serviço, bem como fluxos de acesso”, ressalta.