CRAS Leste retoma reuniões de rede intersetorial

No último dia 25 de junho, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Leste retomou as reuniões de rede intersetorial do território, contando com a presença da equipe psicossocial da Secretaria Municipal da Educação (Smed), território três e cinco escolas do campo, entre elas as escolas Municipais Armindo Mário Turra (Ana Rech/Parada Cristal), Angelo Francisco Guerra (São Ciro/Mariland), Vitório Rech, Segundo (Parada Cristal) José Protázio Soares de Souza (Jardim Eldorado), Afonso Secco (Ana Rech/Parada Cristal) e Mário Quintana (Diamantino). O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Florescer e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Diamantino, Eldorado, São Ciro, Século XX e Ana Rech também estavam presentes.

No intuito de retomar o fluxo dos serviços da rede já estabelecidos anteriormente, foram apresentados a organização dos serviços ofertados pelo CRAS, tais como; porta de entrada, encaminhamentos e busca ativa. Os presentes sentiram a necessidade de colocar em pauta as dificuldades que estão encontrando em trabalhar com as mudanças ocorridas no período de pandemia, neste momento de retorno das crianças e adolescentes nas escolas e das mudanças ocorridas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) no período mais ápice da pandemia em priorizar os casos de COVID.

A gerente do Cras, Edione Moris, destaca a importância da continuidade do trabalho em rede nos territórios, considerando como uma estratégia de conhecer os equipamentos sociais existentes, bem como, os recursos disponíveis na própria comunidade, aumentando a efetividade das ações. “A articulação com a rede, além de fortalecer os serviços e estreitar a comunicação, também descentraliza os processos de tomada de decisões, o que reflete em benefícios para a população atendida”, explica Edione.