FAS reativa manutenção dos sistemas Recria e dos Conselhos Tutelares

A Fundação de Assistência Social (FAS) retomou, em junho, a prestação de serviços de suporte e manutenção dos sistemas Recria e dos Conselhos Tutelares, ferramentas importantes na socialização e armazenamento de informações das famílias. O contrato foi celebrado via licitação com a BTI Estrategia em TI, com vigência de um ano.

O Recria é um banco de dados on-line das famílias atendidas rede socioassistencial estatal e não estatal de Caxias do Sul, usado diariamente pelos Centro de Referência de Assistência Social e por Organizações da Sociedade Civil no compartilhamento de informações e atendimentos, e que estava sem manutenção desde agosto de 2016. O sistema dos Conselhos Tutelares, usado internamente para organização do atendimento das crianças e adolescentes, por sua vez, estava sem manutenção desde março de 2017.

A gerente do CRAS Leste, Edione Moris, explica que o sistema Recria é ferramenta base de consulta de dados das famílias, que é a primeira providência a ser tomada quando se chega no serviço. “Qualquer demanda, seja ela por procura espontânea, encaminhamento da rede e ou busca ativa é feita via Recria. Também é suporte de apoio para equipes técnicas quando necessitam buscar mais informações acerca da família”, enfatiza.

A presidente da FAS, Katiane Boschetti da Silveira, celebra a reativação da manutenção dos sistemas. “Certamente, aprimorará o atendimento às famílias e o trabalho das equipes”, ressalta. A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Odete Araldi, acrescenta que, com as informações atualizadas, é possível identificar as demandas e agilizar os processos, além de ter indicadores para pensar políticas públicas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Entendemos primordial termos um sistema de informações organizadas, com histórico de onde o usuário foi atendido, quais encaminhamentos foram realizados, que facilita e subsidia o trabalho da rede”, refere.