Servidoras participam de 1º Seminário de Proteção Social Especial de Alta Complexidade em Porto Alegre

Na última quarta (30/11) a diretora de Proteção Social Especial de Alta Complexidade Franciele Roso, acompanhada das servidoras do Núcleo de Acolhimento Institucional (NAI) Gabriela Girelli e Leticia Maria Pereira, participaram do 1º Seminário de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, promovido pela Famurs e o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS/RS).

Entre as pautas estavam as ações judiciais e demandas na Proteção Social Básica contextualizando o Serviço da Família Acolhedora, as experiências de implantação do serviço em Família Acolhedora e de como ficou o Serviço de Acolhimento Institucional.

A diretora Franciele Roso refere que espaços de debate são fundamentais para fortalecer e fomentar as políticas públicas e que esse movimento não pressupõe a extinção do acolhimento institucional, e sim a priorização do acolhimento familiar, sendo que a modalidade institucional segue cumprindo uma função importante para diversos casos, de acordo com o melhor interesse da criança ou do adolescente.

“A articulação do estado, despertando e potencializando novos olhares, reconhecendo o acolhimento familiar como uma direção potente e eficiente favorece e legitima a condução que já vem sendo direcionada pela Fundação no nosso município. Agora materializada, inclusive no nome do Núcleo de Acolhimento, que passou recentemente a ser denominado Núcleo de Acolhimento Institucional e Familiar (NAIF), não se trata apenas de uma substituição de nomenclatura, mas sim a proposição de uma nova concepção de modelo de acolhimento.”

Para a servidora Gabriela Girelli, a participação no evento proporcionou a troca de experiências com os outros municípios, no que diz respeito ao acolhimento institucional e familiar de crianças e adolescentes. “Foi um espaço de reflexão, principalmente quanto as experiências positivas apresentadas pelos municípios de Lageado, Passo Fundo, Santo Ângelo e Sapucaia do Sul, sobre o serviço de família acolhedoras, de forma que foram informações relevantes para a continuidade e fortalecimento do SFA no nosso município”, afirma.

Para a servidora Letícia Pereira, as lições que ficaram estão na importância da articulação da rede na proteção das crianças e adolescentes para prevenir acolhimentos e nos resultados positivos do serviço em família acolhedora, reafirmando sua preferência no momento do acolhimento. “Somos um dos maiores municípios do estado do RS e nossos desafios são da mesma proporção. Espaços como este promovem a reflexão. Volto com mais motivação para o trabalho!”, conta Letícia.