Adolescentes dos serviços da FAS se inserem em vagas de Jovem Aprendiz com SENAI e Marcopolo

A Fundação de Assistência Social (FAS), por meio da parceria SENAI e Marcopolo está oportunizando 40 vagas de jovens aprendizes, custeadas com recursos do COMDICA. Durante a reunião de abertura da nova turma de Aprendizagem Profissional, na tarde de ontem (11.03), a instrutora Taís Maciel e a diretora de Proteção Social Básica da FAS Susana Cordová apresentaram o funcionamento do trabalho para as famílias, no auditório do SENAI Nilo Peçanha.

As vagas foram ofertadas para os jovens de serviços da FAS com o intuito de formar e capacitar eles para ingresso no mercado de trabalho.

As vagas são para o curso de auxiliar de operações logísticas, com duração de um ano, iniciando dia 8 de abril. A carga horária do curso soma 800 horas, e os jovens aprendizes serão instruídos pela professora do SENAI, Taís Maciel. Os jovens terão todos os direitos trabalhistas (CLT) bem como o benefício de vale transporte e meio salário da categoria meio da empresa Marcopolo.

Ao final do curso, os jovens aprendizes participam de uma formatura, e aqueles que completarem a maioridade até o final, tem a oportunidade de serem efetivados pela empresa formadora. A primeira metade do curso aconteceria no SENAI Nilo Peçanha, mas em razão de reformas, ele passa a ser no SENAI Mecatrônica, atrás da UCS.

Aprendizagem Profissional
Os jovens de 14 até 24 anos e as pessoas com deficiência, nessa caso sem limite de idade, ingressam no mercado de trabalho e tem a oportunidade de serem Jovem Aprendiz em alguma instituição formadora que irá oferecer formação teórica e prática relacionada à sua área de atuação. Dessa forma, a política nacional de aprendizagem colabora com a redução dos índices de exploração do trabalho infantil e com aumento da escolaridade e capacitação da população de adolescentes e jovens na nossa sociedade.

Fotos: Lucas Munaretti.