FAS realiza ação centralizada para atender as pessoas em situação de rua e divulgar o trabalho realizado pelos serviços

Nesta quinta-feira (14.03), a FAS realiza ação centralizada destinada ao atendimento, encaminhamentos e acolhimento para pessoas em situação de rua. Das 13h30 às 17h, a equipe do Centro Pop Rua estará na Praça Dante Alighieri, concentrando seus esforços para o atendimento da população em situação de rua que se encontra na área central da cidade. Disponibilizando atendimento técnico, possibilidade de provimento de passagem rodoviária para as pessoas em situação de rua que desejam voltar para sua cidade de origem e retomar seus vínculos familiares e comunitários, encaminhamentos de Cadastro Único para acesso a programas e benefícios sociais, acolhimento na casas de passagem, e também esclarecendo dúvidas da população em geral.

A ação visa dar visibilidade a todo trabalho que já é feito pelo Centro Pop Rua, Serviço Especializado em Abordagem Social e Casas de Passagem, e também atender aqueles usuários que ainda não aderiram aos serviços por dificuldade de acesso ou desconhecimento.

“Vamos organizar esse turno de atendimento na área central diante da demanda de solicitações que por muitas vezes alegam a dificuldade dos usuários se de deslocarem até os espaços públicos para serem atendidos. Nesse turno as pessoas em situação de rua irão contar com os atendimentos técnicos que comumente são ofertados nos nossos serviços. É mais uma estratégia para garantir direitos e também tornar visível o trabalho e todo investimento feito no nosso município para atuar com essa população” explica a presidente da FAS, Geórgia Tomasi.

Em 2023, o Centro Pop Rua atendeu 2.004 pessoas. Desse total, 890 pessoas foram encaminhadas para a confecção de documentos civis como certidão de nascimento, carteira de identidade e CPF. Outras 483 receberam o auxílio passagem para retorno à sua cidade de origem e 49 receberam algum benefício eventual concedido pelo município.

Cabe salientar que, entre as cidades da Serra Gaúcha, Caxias do Sul é o único município que oferta Serviços Especializados em Assistência Social para a População em situação de rua, realidade que é vivenciada diariamente na sobrecarga dos equipamentos públicos municipais que atendem uma demanda regionalizada.

Foto: Banco de dados / Lucas Munaretti.