Trabalho 10: inaugurado Espaço Gastronômico

O Programa Trabalho 10 – Cidadania com Responsabilidade, em parceria com o Sindicato da Alimentação e Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Alimentação, inaugurou na tarde desta sexta-feira (13 de novembro) o Espaço Gastronômico, no Sindicato Reunidos (Pinheiro Machado, 1640 – 3º andar).

Este espaço será utilizado para a realização de cursos na área de alimentação. Ali existe um contexto de cozinha industrial, sala de paramentação, sala de aula teórica e sala de armazenagem de insumos. Atualmente estão acontecendo os cursos de Panificação Báscia e Confeitaria, qualificando os alunos para trabalhar em padarias, confeitarias e afins.

O Prefeito José Ivo Sartori conheceu o espaço, saudou a todos os que ajudam e colaboram com este programa e conversou com os alunos. “Vocês têm que ser exemplo para os outros. Creio que a semente foi lançada em solo fértil e vai dar frutos de muita alegria. Aqui temos uma união fortalecida e nós da Prefeitura estamos muito contentes”.

O coordenador do projeto, Mauro Manenti, salientou a importância de construir a cidadania, por meio do conhecimento e da qualificação profissional. “Trabalhamos em busca da promoção integral do ser humano, qualificando-o profissionalmente, para que pelo fruto de seu trabalho possa resgatar a dignidade a que tem direito”, destaca.

Para a presidente da FAS, Maria de Lurdes Grison, o Espaço Gastronômico irá garantir a inclusão social por meio da inserção no mercado de trabalho.

O Programa Trabalho 10 – Cidadania com Responsabilidade é desenvolvido pela Prefeitura de Caxias do Sul, através da Fundação de Assistência Social – FAS em parceria com as Irmãs do Imaculado Coração de Maria, Banco do Brasil, Banrisul e iniciativa privada. O programa propicia qualificação gratuita aos participantes, proporcionando desta forma, uma fonte de renda própria. Desde 2003, já foram certificadas mais de 6.000 pessoas em situação de vulnerabilidade social.

CRISTOFER GIACOMET